Os Fundamentos do Marketing (Seis Elementos Importantes)

O que exatamente é marketing? Algumas pessoas podem simplesmente defini-lo como promover um produto ou serviço. Como todos sabemos, a palavra “marketing” na verdade vem da palavra “mercado”, que na verdade contém seis elementos importantes.

1. Mercado (M)

Você tem um mercado-alvo para o seu produto ou serviço? Assim, para descobrir quem são seus clientes, você precisará segmentar o mercado, por exemplo, por diferentes faixas etárias, grupos de renda, sexo, status social e outros. Não importa como bom seu produto ou serviço é, não é possível satisfazer todas as necessidades diferentes durante todo um país ou o mundo. Você tem uma idéia de como grande seu mercado é? Seu mercado está bem estabelecido? Saber quem são seus clientes não é suficiente; Você tem que quantificá-lo. Você deve saber quem são seus concorrentes também. Simplesmente adicionando a receita do top 20 ou 30 empresas lhe dará uma idéia de quão grande é o seu mercado, se o seu mercado está bem estabelecido e quantos concorrentes você enfrenta.

2. Actividades (A)

Você deve ter algum tipo de ação ou atividades para promover seu produto ou serviço. Em outras palavras, se não houver nenhuma atividade, em seguida, nenhuma campanha de marketing e nenhum esforço foi colocado pol Algumas organizações têm concebido produtos maravilhosos e querem que seus produtos para falar-se. As organizações raramente dependem exclusivamente do boca-a-boca positivo. Assim, que atividades você tem na mente? Isso inclui clientes cold-calling, telemarketing, realização de eventos, feiras, exposições e outros. Novamente, quantifique todas as suas atividades, como quantos novos clientes você obteve com sucesso após o frio, quantos eventos, feiras e exposições você teve em um ano e quantas ligações você gerou.

3. Recursos (R)

Os recursos incluem dinheiro, tempo e mão-de-obra. Você tem orçamento suficiente para iniciar uma campanha de marketing? Você tem tempo suficiente para entregar o resultado esperado de um evento de marketing? Você tem mão-de-obra suficiente para executar a campanha de marketing com sucesso? É importante anotar uma lista completa de recursos que você precisa versus o que você tem. Esses recursos são extremamente importantes, pois agem como combustível para garantir que suas campanhas sejam bem-sucedidas. Se você não tiver recursos suficientes, então é melhor não iniciar nenhuma campanha até que esteja pronto. É como uma guerra; Você não escolhe uma luta se você acha que a chance de ganhar é magro. Novamente, quantifique seus recursos, como quanto dinheiro você pode gastar, quanto tempo você tem e quantos funcionários estão prontos para trabalhar.

4. Conhecimento (K)

O conhecimento é a chave para o sucesso. Você pode ter bastante mão-de-obra ou pessoal, mas eles são bem treinados, experientes e habilidosos? Eles possuem conhecimento de produto ou serviço suficiente? Vendas e equipes de marketing são importantes porque eles são a equipe de primeira linha e são os que primeiro abordagem os clientes. Eles devem entender exatamente o que os clientes querem ou precisam e sabem de cor, qual produto ou recurso pode resolver o problema. Você pode realizar uma pesquisa para quantificar o feedback dos clientes. Por exemplo: avaliar o produto ou serviço em uma escala de 1 a 5. No entanto, você não pode negligenciar a equipe de suporte, porque eles são a sua “defesa”. Os clientes ligam e reclamam todos os dias e sua equipe de suporte os enfrenta a cada dia. Assim, se os clientes vão ser felizes novamente dependerá de quão bem sua equipe de suporte é. Você definitivamente quer manter seus clientes por tanto tempo quanto você pode ou seu esforço de marketing ou investimento é desperdiçado. Portanto, é importante quantificar e medir o desempenho da equipe. Por exemplo, quantos clientes são mantidos com sucesso versus o número de clientes perdidos e qual é a pontuação da sua satisfação geral do cliente?

5. Eficácia (E)

Todo mundo quer saber quão eficaz é a sua campanha de marketing. Eles medirão o resultado quando a campanha for concluída para descobrir se o resultado desejado é atingido. Errado! Devemos medir a eficácia de qualquer campanha antes de ser oficialmente lançada. Devemos selecionar uma amostra ou uma amostra aleatória para testar sua eficácia antes de executar qualquer campanha com toda a força. Por exemplo, aproximar 50 clientes em potencial para descobrir se você pode converter 20% deles para ser seus novos clientes (taxa de conversão de 20%). Se o resultado não está à altura das suas expectativas, você tem que redesenhar ou reformular o plano de marketing. Você precisa repetir esse processo para cada campanha que pretende executar e, em seguida, priorizar suas campanhas de marketing ou atividades com base nos resultados da eficácia. Obviamente, as campanhas e atividades mais eficazes trarão a maior receita e com o menor custo.

6. Ferramentas (T)

Que ferramentas de marketing você precisa? Ferramentas são como armas que você usa em uma guerra: por exemplo, cartões de visita, boletins informativos, cupom, voucher e folheto. Ferramentas não são necessariamente em forma tangível, como eles também podem ser intangíveis. O melhor exemplo é um site. Diferentes ferramentas funcionam de forma diferente, e sua eficácia também será diferente. Por exemplo, alguns clientes preferem catálogos on-line, enquanto alguns preferem ler um folheto ou folheto impresso. Novamente, medir a eficácia das diferentes ferramentas que você usa. Cada ferramenta tem um grau variável de impacto em diferentes grupos de clientes. Se você estiver pronto para trazer sua receita para o próximo nível, você pode introduzir um esquema de comissão, que também é uma ferramenta intangível. Isso encoraja qualquer pessoa interessada em promover e vender seu produto ou serviço e ser pago.

Posted in Marketing

Permalink

Comments are closed.