Extrato FGTS – Veja como consultar o seu

extrato-fgts

Extrato FGTS – O assunto mais comentado do ano de 2017

Já faz muito tempo que somos familiarizados com a sigla FGTS, que significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Esse fundo foi criado em 1966 e entrou em vigor 1967, com o objetivo de ser uma forma protetiva para os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, ou seja, o fundo vem para amparar os funcionários que são mandados embora do seu trabalho sem nenhum motivo justificável. Existem também outros casos que dão direito a essa garantia.

O Extrato FGTS está diretamente vinculado com o contrato de trabalho dos trabalhadores. Aqueles que trabalham dentro das normas dos direitos trabalhistas com a carteira de trabalho assinada pelo empregador, já deve ter notado que há um desconto fixo no seu salário e que que aparece discriminado no holerite todos os meses.

Esse desconto é recolhido pelo empregador, que por sua vez tem a função de depositá-lo em contas na Caixa Econômica Federal em nome dos seus empregados, todo início de mês. O desconto representa 8% do salário total do funcionário.

Vamos entender mais sobre o Extrato FGTS acompanhando esse artigo. Temos certeza de que todo o conteúdo poderá lhe ajudar da melhor maneira possível. Boa leitura!

Extrato FGTS: algumas informações que vão ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto

Vamos responder algumas das principais dúvidas sobre esse assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • Como saber com garantia que o empregador esta realmente depositando 8% do salário do seu funcionário?

A Caixa Econômica Federal envia para a casa do trabalhador um extrato do Extrato FGTS a cada dois meses. Isso garante que ele possa verificar se todos dos depósitos foram feitos regularmente como deve ser.

  • E se você não recebe esse extrato em sua casa?

É necessário que o trabalhador que não esteja recebendo o extrato de depósito do FGTS em sua casa, vá até uma agência CAIXA e verificar a necessidade de atualização do endereço de sua moradia.

Esse serviço também pode ser feito através do telefone 0800 726 02 07 ou no sítio da CAIXA.

  • O que fazer quando, por algum motivo, o trabalhador desconfiar que o depósito, que deveria ser feito pelo empregador, não está sendo efetuado como deveria?

Nesse caso, se o funcionário desconfiar que a função do empregador de efetuar todo início de mês, não está sendo comprida, o mesmo deverá procurar a Delegacia Regional do Trabalho – DRT para averiguar a situação.

  • Em qual momento o funcionário terá direito a receber o montante de todos os meses de recolhimento?

São diversas situações:

  1. No momento em que o funcionário for demitido sem motivo aparente que justifique esse ato, por motivo que não seja justa causa, o empregado tem o direito de receber esse acerto.

 

  1. Na ocasião em que o prazo do contrato de serviço chega ao fim, como era determinado. Para efetuar o saque no FGTS nessa situação, é necessário que seja apresentada a cópia do contrato.

Só assim é possível fazer a retirada do valor que foi recolhido nos meses previstos no contrato.

  1. Quando chega o momento da aposentadora, o funcionário tem direito ao fundo de garantias. Para obter a retirada do dinheiro é necessário que o mesmo apresente um documento de comprovação, obtida na Previdência Social.

 

  1. Em caso de falecimento do funcionário, o Extrato FGTS será dividido entre os dependentes inscritos na Previdência Social.

O saque é feito mediante a apresentação da certidão com identificação e data de nascimento dos dependentes, que é providenciada pela Previdência mesmo.

Em caso do trabalhador não ter deixado dependentes, o Extrato FGTS vais para os herdeiros que serão escolhidos em alvará jurídico.

  1. Se o trabalhador ou um de seus dependentes estiver com câncer, o fundo de garantia pode ser retirado mediante a comprovação com lado da doença.

No caso dos dependentes, são necessárias certidões que comprovem a dependência.

  1. Quando o funcionário foi portador do vírus da Aids o saque deverá ser feito mediante ao atestado médio feito pela Previdência Social ou órgãos de saúde.

Você sabia que existe a possibilidade de utilizar o Extrato FGTS para adquirir o sonho da casa própria? Isso mesmo, você pode utilizá-lo para concluir esse desejo.

Se você quer saber como é possível fazer a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de um imóvel, continue e leitura desse artigo e saiba mais a seguir:

  • Condições para utilizar seu Extrato FGTS fara fim de obter um imóvel.

Existem condições para que seja possível utilizar do seu Extrato FGTS para a obtenção da casa própria.

Um dos requisitos para conseguir usar fundo na compra de uma casa, é a necessidade de que você tenha no mínimo de três anos de registro na sua carteira, sendo contribuinte, não é relevante se o período ou o local forem diferentes.

Outro ponto importante para o uso do seu dinheiro do fundo de garantia para seu imóvel, é que você não poder ter adquirido um financiamento no Sistema Financeiro de Habitação, seja qual for o local do país. Ou seja, se você se cadastrou no programa de financiamento ativo, não será possível obter outro imóvel.

Você não pode em hipótese algum já ser proprietário de algum imóvel, nem em processo de construção.

Agora que você já possui as principais informações sobre o Extrato FGTS, aproveite tudo o que esse benefício pode lhe oferecer!

 

Posted in Noticias

Tags:

Permalink

Comments are closed.